sábado, 31 de dezembro de 2011

A grande fábrica

“Você obtém benefícios do mundo e da comunidade, e, portanto, alguma atividade de sua parte é devida a eles. Este mundo, realmente falando, é uma grande fábrica; cada ser humano é um membro desta organização. Ao membro é atribuída uma tarefa de acordo com sua estrutura; ele deve encontrar sua realização em fazer esse trabalho e isso deve ser feito como uma oferenda a Deus. Não há nada no universo que não se envolva nessa grande tarefa. Plantas e insetos, pedra e toco, vento e chuva, calor e frio, se cada um destes não funciona de acordo com o plano, o mundo não pode subsistir. O sol e a lua conduzem suas tarefas rotineiras; o vento e o fogo devem exercer suas funções sem objeção. É somente quando cada um executa sua tarefa sem falhas, e com cuidado, que a roda se move rapidamente e sem problemas.”

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Música

”O efeito da música é muitas vezes mais poderoso e penetrante do que o das outras artes, pois aquelas falam da sombra, mas a música da essência.
Na música o que reconhecemos não é a cópia, a repetição de uma ideia da natureza interna do mundo. A música é compreendida de modo tão completo e profundo pelo homem interior que chega a representar uma linguagem inteiramente universal; seu caráter distintivo ultrapassa até mesmo o do mundo da percepção.”

Arthur Schopenhauer (1788-1860), em O mundo como vontade e representação

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Aparências



Que o Espírito de Deus nos ensine a humildade de viver percebendo o outro além das aparências...